Volta Redonda: 30 novos leitos do Hospital do Retiro começam a ser montados
18 de abril de 2023
Polícia Militar prende suspeitos com drogas no bairro Roma II, em Volta Redonda
18 de abril de 2023


Prefeitura de Volta Redonda vai formar 1,1 mil alunos das oficinas de capacitação e inclusão produtiva

PREFEITURA DE VOLTA REDONDA

Cerca de 4 mil certificados já foram entregues entre 2021 e 2022 no programa que favorece a geração de renda, preparando para o mercado de trabalho ou para atuação como empreendedor individual

Mais 1,1 mil certificados serão entregues nesta quarta-feira, dia 19, para os alunos das oficinas de Capacitação e Inclusão Produtiva (CIP), promovido pela Prefeitura de Volta Redonda, através da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac). A cerimônia de formatura acontecerá na sede do Clube Comercial, no bairro Colina, a partir das 15h. e contará com a presença dos instrutores, formandos e seus familiares. De 2021 para cá, foram entregues cerca de 4 mil certificados.

As oficinas do Programa de Inclusão Produtiva, coordenadas pelo Departamento de Proteção Básica, são realizadas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e nos Centros de Convivências dos bairros. As 12 opções de curso são de cabeleireiro, barbeiro, trancistas, design de sobrancelhas, manicure, estética corporal, garçom, culinária, corte e costura, costura criativa, artes com material reciclável e artes em vidros.

As aulas, que começaram em janeiro deste ano, foram ministradas por 26 instrutores em 31 unidades dos Cras, quatro Centros de Convivência e no Centro de Inclusão Produtiva (CIP). O programa conta ainda com o Centro de Educação e Produção Alimentar (Cepa), que fica no bairro São Sebastião, além de quatro quiosques (dois na Vila Santa Cecília, um na rodoviária e outro no Aterrado) para comercialização de produtos alimentícios e artesanais produzidos nas oficinas.

A secretária municipal de Ação Comunitária, Carla Duarte, destaca que a inclusão produtiva funciona como uma oportunidade para as pessoas buscarem trabalho e se colocarem no mercado.

“Através dessas oficinas, podemos oferecer aos participantes e suas famílias novas possibilidades. Temos alunos de faixas etárias variadas, aprendendo coisas novas e diferentes, com a possibilidade de ganhar dinheiro e aprender o processo de produção e venda. Nosso objetivo é inserir a população no mercado de trabalho, seja através de um emprego formal ou como empreendedor”, disse Carla Duarte.

A coordenadora do Programa de Inclusão Produtiva da Smac, Marlene Mota, ressalta que fica muito feliz em realizar mais uma formatura.

“Mais uma vez agradeço a oportunidade de realizar um trabalho no qual acredito muito. Sabemos que através dessas oficinas muitas pessoas conseguiram montar seu próprio negócio e estão empregadas. Agradeço também a toda Direção da Smac e em especial à secretária Carla Duarte, pela confiança que em mim depositam. Esse certificado vai trazer novas oportunidades na vida dessas pessoas”, disse a coordenadora.

Programa de Inclusão Produtiva e Geração de Renda

As oficinas de Capacitação e Inclusão Produtiva priorizam as famílias em situação de vulnerabilidade social, advindas da rede de Proteção Social Básica e Proteção Social Especial, com idade acima de 16 anos. O objetivo do programa é fortalecer a autonomia econômica dos usuários, formando grupos de produção autogestionários; preparando o usuário para atuar como empreendedor individual, ou para o mercado de trabalho. Secom/PMVR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *